Músicas em francês que você tem que escutar

em

Esse é um post que há muito tempo eu queria escrever para você. Sendo a música uma de minhas paixões na vida, é claro que morando na França eu me interessei em buscar artistas com os quais eu me identifique para escutar. Acabei descobrindo artistas legais de outras nacionalidades, que também cantam em francês!

Preparei para você uma seleção de alguns francófonos que casam com o meu gosto. Sinta esse post como uma apresentação. Escute, experimente e depois me conte o que achou!

Nach

Anna Chedid, apelido Nach, é uma cantora e compositora francesa quase da minha idade, vinda de uma família de músicos, que lançou seu primeiro álbum no ano passado. Ela não é tão conhecida solo, mas a família Chedid canta um pop-rock francês que eu adoro (confira F.O.R.T)!  Eu curto seu estilo pop e sua voz suave. 🙂

Brigitte

Esse grupo parisiense que começou em 2008 foi um dos primeiros que me apresentaram quando eu cheguei na França. Eu me encantei de cara com esse estilo retrô delas. E você, curte?

Claudio Capéo

Esse cantor e sanfonista francês é bem atual – vive tocando nas rádios nesse momento. Mas confesso que só conheço essa música dele (Un homme debout). Ele participou de uma temporada do The Voice e ficou conhecido assim. O que você acha dele?

-M-

M na verdade se chama Matthieu Chedid . Ele criou esse personagem para distanciar seu trabalho do de seu pai, também cantor, e sua avó, escritora e poeta. O pseudônimo vem da inicial de seu nome, mas também porque em francês “M” soa exatamente como a palavra “aime” (amo do verbo “amar”). Ah! Ele é irmão da Nach, que eu já apresentei para você!

Louise Attaque

Se você gosta de pop-rock, você vai gostar de Louise Attaque. Essa banda já existe há mais de 10 anos, mas com uma longa pausa de oito anos inclusa no seu histórico, é agora, com o grande retorno, que eles estão no auge. Escute e conheça!

An Pierlé

Uma belga! Olha, para ser sincera, não conheço muita coisa da An Pierlé, mas seu estilo rock’n’roll me agrada, e muito!

Plastic Bertrand

Eu ia colocar “músicas francesas ATUAIS” no meu título, mas Plastic Bertrand não deixou. Esse belga (sim, outro!) da idade do meu pai tem um estilo rock divertido que eu não poderia deixar de fora!  Esse é um hit de 1977 que eu já conhecia desde que morava no Brasil.

Serge Gainsbourg

Eu juro que tentei resistir, mas meu cantor francês preferido não poderia ficar de fora! ❤ Gainsbourg é um clássico! Uma das figuras mais importantes da música popular francesa, ele tinha a reputação de chocar com trabalhos provocativos e escandalosos. Sedutor, suas composições foram cantadas por inúmeras figuras bem conhecidas, dentre elas Françoise Hardy, France Gall, Brigitte Bardot, Isabelle Adjani, Vanessa Paradis e Jane Birkin. Também se envolveu em casos amorosos com muitos desses ícones da beleza francesa…

Deixe um comentário

