Como me organizei para aprender francês

em

Olá! Hoje eu gostaria de compartilhar com vocês algumas dicas para aprender francês! São dicas simples, para começar a colocar em prática logo se você estiver interessado em falar francês.

A dica número 1 é sem dúvidas sempre estar em contato com o idioma (mesmo que você não saiba nada de francês). Claro que ir morar num país de língua francesa é a melhor solução, mas se você não puder ou estiver em preparação para fazê-lo, tente colocar tudo ao seu redor em francês: suas anotações, seu celular, Facebook, ver filmes em francês, ouvir musica, ler notícias… Tudo isso ajuda a dar uma noção da pronúncia e faz com que você se acostume a ouvir como se fala (mesmo que você já saiba um pouco do idioma). Uma coisa que funcionou bem pra mim, e olhe que eu já tinha alguns meses de França, foi a assinatura da National Geographic francesa. Praticar com temas que nos interessam é sempre mais fácil!

A segunda dica que eu posso dar para acelerar seu aprendizado é… foque na conversação! Eu fiz dois cursos de francês ao longo dos anos (um de um mês no Brasil, alguns meses antes de vir e outro nos meus três primeiros meses de França). No entanto, foi só quando eu efetivamente tive que aprender a conversar em francês, que eu aprendi a falar. A gramática é importante para falar e escrever corretamente, mas na minha opinião esse é o segundo passo, faz parte do aperfeiçoamento do idioma. Quando você sai da sua zona de conforto, precisando fazer compras, reuniões e resolver problemas em francês, te garanto que rapidinho você aprende!

Minha terceira dica então é: Foque no estudo da gramática sob demanda. O estudo será mais efetivo depois de ter começado a estudar a conversação!

Outra astúcia importante é: Descubra o formato que vai funcionar pra você. Não fique gastando dinheiro e tempo à toa. Cada pessoa aprende melhor de uma forma. Busque aquilo que você apreende melhor. Se você é uma pessoa auditiva, você vai aprender melhor ouvindo. Se você precisa ter um compromisso com alguém para se disciplinar, faça aulas particulares. E por aí vai. Só você pode decidir como fazer para um aprendizado mais eficaz.

Última dica: Comece a ver as palavras básicas do do francês. Faça uma listinha de palavras que você vê sendo usadas com frequência e veja se você sabe a pronúncia e variações de uso de cada uma delas. Para desenvolver vocabulário, não tem jeito, é com o tempo: tem que ir lendo, fazendo palavras-cruzadas ou outras formas de contato com a língua…

É isso. Espero que você tenha gostado das dicas e que elas tenham sido úteis para você.

Muito obrigada e até a próxima!

2 comentários Adicione o seu

  1. auady disse:

    Adorei sua dicas Alice, é isso mesmo. Gostaria muito agora de aprender francês, pois ja tive aulas no ginásio, lá se vão mais de 50 anos. Adoro o idioma, tenho assistido alguns filmes e tudo me soa tão familia. Beijos minha linda. Aproveite muito sua vida. Até breve ❤

    Curtir

    1. Alice Lima disse:

      Nunca é tarde, tia Auady! Se precisar praticar, tô aqui! 😉 Obrigada por comentar.

      Curtir

Deixe um comentário

