5 conselhos para comprar um carro usado na França

Uma pergunta frequente que os leitores do blog e outros brasileiros que moram na França me fazem, é sobre o que é necessário fazer para comprar um carro aqui.

Eu vou focar na compra de carros usados, porque foi o processo que eu já experimentei e/ou acompanhei algumas vezes.

Assim que eu cheguei eu comprei um carro, porque preciso fazer grandes deslocamentos com frequência. No início, tinham me dito que carro usado na França é barato e eu queria um que não passasse de uns 800 euros. Acabou que os carros nessa faixa de preço em geral são muito velhos e eu comprei um Citroën Saxo de 1800 euros na época, ainda considerado barato. Foi meu primeiro carro na vida!

O chato foi que quando eu comprei, eu não falava nada de francês. E nem entendia de carro. Fui com umas pessoas do laboratório, que meio que me incentivaram a comprar… mas hoje vejo que paguei mais caro do que deveria. Tive uma série de problemas com meu Saxo, e finalmente entendi bem aquela ideia de que “às vezes o barato sai caro”. Sai caro, sim, principalmente se você não entende nada de carro! Eu não tive muita sorte na minha escolha, mas a partir do segundo carro fui bem orientada e nunca mais tive problemas!

Então vamos aos conselhos:

1 -Para achar um carro usado, eu te aconselho fortemente a olhar no site Le Bon Coin. Esse é um site de anúncios muito usado aqui na França, todo mundo compra e vende tudo por ele. Tudo mesmo, desde geladeira usada até cachorro e reforço escolar! Ai você pesquisa por uma voiture d’occasion (veículo usado, em francês), de preferência perto de onde você vai morar, pra facilitar a visita ao vendedor e a primeira olhadinha que você vai dar no carro.

2 – Eu não sei se você entende de carro, mas quando for comprar, preste bastante atenção na quilometragem, e se a manutenção tá em dia. Se trocaram a courroie de distribution (correia dentada), o filtro de óleo, se fizeram algum serviço tipo trocar embreagem… Porque as oficinas mecânicas são muito caras, caso você tenha uma reparação a fazer depois.

3 – Sobre a documentação necessária, pra poder sair com um carro na França é obrigatório fazer um seguro. Você não pode nem tirar o carro da garagem se não tiver um seguro. Eu tive um pouco de dificuldade com isso, porque as seguradoras são privadas e podem te recusar. No meu caso, eles recusavam a minha permissão internacional para dirigir, porque eu não tinha como comprovar meus antecedentes como motorista. Fui em três seguradoras até aceitarem assegurar meu carro. Quem me aceitou foi Suravenir Assurances. O valor do seguro depende do carro… pro meu Saxo era uns 38 euros por mês, eu acho.

4 – Quando fizer as contas do seu orçamento para essa compra, não esqueça que, além do valor do carro, você tem que considerar o valor do seguro e a troca de nomes na carte grise (o documento do carro). Para esse último, conte algumas centenas de euros (o valor varia com a potência do motor).

5 – Pense bem se vai ser realmente importante ter um carro. Pense que vai ter que achar um seguro que te aceite, pagá-lo todo mês, ir na prefeitura do departamento trocar o nome do documento… e ainda contar com possíveis pepinos (eles virão, podem tardar, mas virão…). No meu caso, foi realmente necessário, porque eu trabalho basicamente em três cidades diferentes, e me ajuda muito. Mas também passei por situações horríveis duas vezes quando meu carro deu problema, incluindo ficar no meio de uma estrada morrendo de frio de noite esperando alguém me resgatar, ou pagar uma conta de conserto altíssima onde 60% do valor foi para a mão de obra do mecânico. Se você mora, ou vai morar em uma cidade, em geral o sistema de transporte público funciona muito bem! Eu continuo tendo carro, mas agora que consegui um apartamento perto do meu trabalho, vou de bicicleta todos os dias e fico muito aliviada de poder economizar na gasolina, e ainda diminuir minha pegada de carbono e fazer exercícios físicos!

Espero ter te ajudado com esse post. Deixe suas dúvidas na seção comentários e continue acompanhando o blog!

Até a próxima! 😉

 

 

 

 

 

 

Deixe um comentário

