Dirigir na França

Mesmo sendo menos ecologicamente correto do que viajar de ônibus ou trem, um carro é a melhor maneira de explorar o território francês se você quer passear com um pouco de liberdade. A rede rodoviária francesa é bem densa e muito bem preparada, na minha opinião. São cerca de 40.000km de estradas, sendo 9600km de autoestradas, que podem ter pedágio ou não. Na região da Bretanha todas as autoestradas são gratuitas, historicamente!
Mesmo as autoestradas garantindo uma viagem mais rápida (com os limites de velocidade de 110km/h ou 130km/h), sempre que possível eu utilizo as estradas departamentais e nacionais, que são mais interessantes, pois passam por florestas, plantações e vilarejos.
Antes de vir morar na França eu tirei uma carteira de habilitação internacional, que na época nem custava caro. Nunca fui controlada por nenhuma blitz, mas quando comprei o meu primeiro carro tive um pouco de dificuldade em fechar um contrato de seguro por ter tirado a carteira no Brasil. As seguradoras gostam de ter um histórico do motorista, para saber se ele já participou de algum acidente de carro. Eu como jovem condutora e sem histórico francês fui rejeitada por três seguradoras de carro até conseguir uma que me aceitasse!
Se você vem como turista ou para um período de tempo mais curto, como estudante, por exemplo, o site oficial diz que você pode dirigir temporariamente na França com sua carteira emitida por um pais fora do Espaço Econômico Europeu (EEE) sob certas condições. As regras aplicáveis variam de acordo com a sua situação: estadia curta, instalação ou estudos na França:
Estadia curta na França
Se você vem à França para uma estadia curta (de férias, por exemplo), você pode dirigir com sua carteira. Ela deve estar na validade e ser escrita em francês ou acompanhada de sua tradução ou de uma carteira internacional.
Instalação na França
 
Para dirigir na França com sua carteira estrangeira, você deve preencher varias condições. Você pode circular com sua carteira brasileira (ou de outro pais qualquer) durante um ano.
Condições de aceitação de uma carteira estrangeira na França
Para que sua carteira seja aceita, ela deve corresponder às três condições a seguir:
  • estar na validade,
  • ter sido emitida pelo pais no qual você morava antes de se instalar na França,
  • ter sido escrita em francês ou, se necessário, estar acompanhada de uma tradução oficial em francês.
Aliás, você deve respeitar as quatro condições a seguir:
  • ter a idade mínima para dirigir na França os veículos da categoria equivalente da carteira,
  • não ter passado na França, antes de conseguir a carteira brasileira, por uma anulação ou invalidação do seu direito de dirigir,
  • respeitar as menções médicas inscritas na sua carteira (por exemplo, uso de óculos obrigatório).
Você deve também:
  • ter conseguido sua carteira antes da data de início de validade da sua primeira permissão de residência na França ou da validação de seu visto
Durante os estudos
Para quem está na França a estudos (visto de estudante), você pode dirigir com sua carteira estrangeira durante seus estudos na França. As condições são quase as mesmas de quem vem se instalar na França.
No final de seus estudos, se você conseguir um outro visto que não o de estudante (de trabalho, por exemplo), você tem que trocar sua carteira estrangeira por uma francesa para continuar a dirigir na França.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s