Brocéliande, suas fadas e druidas

Você já ouviu falar em Merlin? E na lenda do Rei Arthur e os Cavaleiros da Távola Redonda? Vem comigo que hoje eu vou te contar sobre um lugar encantado que eu conheço. E ele fica aqui, no meu País dos Queijos! 🙂

Há alguns anos, minha mãe me deu de presente uma coleção de livros que, segundo ela, marcaram muito a sua adolescência e ela gostaria que eu lesse também. Li, e me apaixonei. Os livros foram a coleção As Brumas de Avalon. Na época, fiquei completamente encantada e absorvida por aquela história de fadas, de reis e rainhas, magos, conexão com a Natureza, e até um toque feminista, com mulheres fortes como personagens principais. Mas eu me perguntava onde essa história toda se passava, se as lendas eram conhecidas além do livro, qual a ligação com a história tradicional do Rei Arthur e os Cavaleiros da Távola Redonda.

Eis que, em Setembro de 2014, eu venho morar na França, num lugar incomum. Fui levada, sem saber, a morar no cenário mesmo daquela história que tanto havia me encantado: a Floresta de Brocéliande! Mas então ela existe! Eu nunca poderia imaginar! Quando liguei os pontos (todos aqueles nomes das ruas de Paimpont ligados a Arthur, Morgane, lojas de souvenirs com apelação ao mago Merlin…), me vi numa linda e pequenina cidade medieval, com um lago que, no fim do verão, quando cheguei, ficava cada vez mais coberto de brumas… Até hoje eu olho para elas na esperança, lá no fundo, de ver a barca de Morgane chegando, voltando do mundo secreto de Avalon.

Se você não conhece a história, a essa altura deve estar me achando uma maluca lunática falando de tudo isso… rs. Mas toda essa descrição só para dizer que aqui, no Noroeste da França, na região da Bretanha, existe uma linda floresta temperada, recheada de lendas, que vale a pena visitar. E se você não é muito chegado a todo esse misticismo, difícil não se encantar com as belas e imponentes árvores, a mudança de cores da floresta com a passagem das estações, os cervos, javalis, coelhos e raposas com os quais estou constantemente me cruzando em Paimpont.

Deixo vocês com algumas fotos desse lugarejo que representa uma parte importante da história da minha vida, e morará para sempre no meu coração.

Deixe um comentário

