Guia da vinda para França como estudante/pesquisador – Parte 2

Dando continuidade ao meu guia da vinda para a França como estudante/pesquisador, hoje vou começar a abordar a parte do preparo da viagem. Como preparar a sua partida?

E para isso, o post de hoje explica um pouco sobre o Ensino Superior na França.

O sistema de Ensino Superior francês se divide em três grandes níveis: License, Master e Doctorat. Ele inclui vários tipos de estabelecimentos, que podem ser públicos ou privados:

  • as universidades,
  • as grandes escolas e outras escolas de ensino superior especializadas,
  • os estabelecimentos de ensino superior técnico para cursos curtos profissionalizantes.

As etapas que o estudante passa são validadas por um sistema de acumulação e transferência de créditos, que mede as horas que o estudante tem que trabalhar para ganhar um diploma de uma etapa (um diploma de License, por exemplo).

Eu me atrapalhei bastante até compreender as diferenças com o nosso sistema brasileiro. Para resumir, aqui funciona assim: 30 créditos equivalem a um semestre. Com 180 créditos, o estudante adquire o diploma de License, que é como se fosse o nosso bacharelado no Brasil (a License se divide em L1, L2 e L3, com duração de dois semestres cada). Sendo assim, em três anos você se forma! Para ter um diploma de Master (que equivale ao mestrado no Brasil), são mais quatro semestres, totalizando 300 créditos (M1 e M2), e, por fim, para um Doctorat (equivalente ao nosso doutorado), são mais seis semestres. No final das contas, até o fim do doutorado são só oito anos! É por isso que ao chegar aqui ficamos surpresos com a pouca idade dos estudantes no fim do doutorado (no Brasil o tempo mínimo até o fim do doutorado são 10 anos).

Fora o caminho explicado aqui, com mestrado e doutorado, existem ainda outros, como a opção de License Pro ao final do L2, ou o caminho para o grau de ingénieurs, que é como um técnico de nivel superior, no mesmo nivel de um mestre, mas sem ter seguido o caminho acadêmico. Não vou entrar em detalhes desses outros caminhos, vou me restringir apenas ao caminho mais clássico que leva ao doutorado.

Existe uma declaração entre mais de 50 países europeus (Declaração de Bologne, de 1999), e através dela, um bacharelado, ou até mesmo um semestre no Ensino Superior francês são válidos em qualquer pais da União Europeia.

Uma nomenclatura que confunde bastante para os brasileiros aqui é a definição de Bac (um baccalauréat), que apesar da semelhança com a palavra Bacharelado, corresponde, na França, ao término dos 12 anos de estudos iniciais (o Ensino Básico no Brasil, incluindo o Fundamental e o Médio). Sendo assim, é comum na França se referir aos anos de estudo Superior como Bac+5, por exemplo, se você tem o mestrado concluído. Isso significa que apos a Educação Básica, você ainda passou mais cinco anos estudando. Todos os estudantes detentores de um Bac ou diploma equivalente têm acesso ao primeiro ciclo de ensino superior.

Por fim, se você está interessado em vir estudar na França, é importante lembrar, como eu disse no post sobre o Doutorado, que o ano letivo começa em setembro e termina em junho ou julho. Então, fique atento a isso quando for entrar em contato com um possível orientador, ou for fazer a sua inscrição na universidade.

Por hoje é só, pessoal. No próximo post da série, vou comentar coisas importantes a saber antes de chegar, como o aprendizado do francês e alojamento. Até a próxima! 😉

Deixe um comentário